terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O exercício do hábito

Você já decidiu querer colocar o exercício físico como parte da sua vida? Ainda não. Pois bem, continue refletindo e para ajudar sugiro a leitura do primeiro texto Reflexão e flexão.  Agora, se você já decidiu e escolheu qual é o melhor exercício físico para seu bem-estar, deve estar se perguntando: como começo? Como tornar o exercício físico um hábito prazeroso na minha vida? Vou tentar ajudar colocando algumas dicas.

Primeiro. O que é hábito? E por que ele é tão importante? Segundo o livro “O Poder do Hábito”, de Charles Duhigg, o hábito é tudo aquilo que você realiza durante seu dia sem que você se dê conta ou muita importância. Como por exemplo, dormir sempre de um lado da cama, acordar e realizar um ritual de escovar os dentes, tomar banho e depois tomar café nessa ordem.

Ou seja, aquilo que seu cérebro já automatizou. Mas vai muito além disso. Um hábito é composto sempre de um deixa ou anseio, que leva a uma rotina, que leva a uma recompensa. Utilizando o exemplo anterior, você vai para um lado da cama porque acha mais confortável (isso é a deixa), então dorme daquele lado (rotina) e acorda satisfeito (recompensa). Portanto, seu cérebro recebeu uma programação, como um computador.

Após, essa explicação chata, vamos para o exercício físico. Você quer, por exemplo, começar a correr. O primeiro passo é identificar na sua rotina diária qual a melhor hora do dia para começar. Analise que hora você se encontra mais disposto ou mais disponível. Pense também, onde irá correr. Ao ar livre ou em uma esteira. Veja o que mais encaixa no seu perfil. Se for de manhã, antes de dormir deixe todo seu equipamento de corrida arrumado perto da cama. Isso pode funcionar como a deixa.

Se vista, tome seu café e saia. Teste correr ouvindo música ou com seus pensamentos, ou com um companheiro ou companheira ou quem sabe até com um personal trainer. O importante é estabelecer uma rotina que tenha sua marca.
Após terminar, pense em uma recompensa. Uma água de coco no final, uma parada na padaria para conversar com algum amigo, ou apenas o prazer após corrida com a liberação das endorfinas. Repita o processo todos os dias ou dia sim, dia não. O importante é repetir o processo com intervalos regulares.  Logo o correr será algo incorporado à sua vida. E, depois de um tempo, todas as manhãs ao ver seu uniforme, vai ansiar por correr e conseguir a recompensa.

Dei o exemplo de corrida, mas pode ser qualquer outro tipo de exercício. O importante é persistir, pois novos hábitos para serem incorporados necessitam de tempo.  Outro fator chave é testar e reconhecer qual hábito de exercício vai lhe dar mais prazer, ou seja, mais bem-estar físico, mental e social, portanto saúde. Se for muito difícil conseguir sozinho, mande um email, assim poderemos ajudá-lo a achar o melhor exercício e o melhor hábito do exercício físico que se encaixa exatamente com seu perfil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário